O Banco Alimentar e o
Centro de Outreach The Compass
Estudo de Caso
CONTEXTO
Fundada por um grupo de Igrejas cristãs locais em 2002, The Compass é um banco alimentar sediado em Mississauga no Canadá, com o objetivo de proporcionar um lugar seguro e acolhedor para as pessoas que necessitam de alimento e apoio espiritual. Ao longo dos anos, as operações expandiram-se para prestar uma variedade de serviços à comunidade através do trabalho de funcionários e de voluntários. Os voluntários ajudam o The Compass a fazer uma diferença impactante na comunidade através de muitas atividades, desde a triagem de donativos alimentares à ajuda em eventos. Em 2021, o The Compass teve a honra de ser nomeado pela Charity Intelligence Canada como uma das 10 maiores instituições de caridade canadianas, dos 10 maiores bancos alimentares e uma das 5 maiores instituições de caridade na região de Toronto.
Sheryl Darlington, Gestora de Voluntariados, começou a sua viagem com o The Compass como voluntária em 2015 e gostou tanto que esteve lá mais de 15 horas todas as semanas. Ela foi contratada como estagiária em 2016 e sua primeira tarefa foi implementar um novo sistema de voluntariado.
As ferramentas como as folhas de cálculo e os processos baseados em papel eram das principais ferramentas para gerir e armazenar os dados sobre os voluntários. A gestão dos horários dos voluntários, a criação de relatórios, e a atualização das informações pessoais dos voluntários levavam mais de 20 horas por mês.
Sheryl, agora que está numa posição na qual pode influenciar a escolha das ferramentas utilizadas na gestão dos voluntariados, aproveitou a sua influência para mudar o sistema e os processos que considerava antiquados para melhorar as a operacionalidade do programa.
"A utilização de folhas de cálculo e de papel era muito trabalhosa e muito propensa a erros.”
Sheryl Darlington
Gestora de Voluntariados
DESAFIOS
O impacto da utilização de folhas de cálculo e de ter os processos em papel foi sentido pelo pessoal e pelos voluntários, prejudicando a estabilidade do programa.
Principais dificuldades:
- O pessoal passava muito tempo na introdução de dados /administração ao invés de se concentrar no desenvolvimento de programas e no envolvimento com os voluntários
- Osvoluntários deixavam de querer fazer parte do voluntariado devido aos processos de recrutamento muito tediosos
- Havia muita dificuldade em recrutar voluntários suficientes para o programa devido às fracas taxas de conversão do processo de candidatura em papel.
Ser tudo feito manualmente não era o único obstáculo, a abordagem baseada no papel era também uma barreira para que as pessoas se sentissem motivadas para se voluntariarem. Como Sheryl explica "nunca tivemos voluntários suficientes, pois poucas pessoas queriam-se dar ao trabalho de entrar e pegar na candidatura para o voluntariado em papel. Estávamos constantemente a afixar anúncios para recrutarmos mais voluntários. Era mesmo um desafio conseguir com que os novos voluntários terminassem toda a papelada que era necessária, como o nosso código de conduta e as cartas de referência".
"Tínhamos um plugin WordPress através do qual os voluntários podiam manifestar interesse em turnos específicos. Esta era a nossa tentativa de permitir a inscrição online para os turnos. Era muito manual".
Estava na altura de melhorar o programa de voluntariado, utilizando software concebido para a gestão de voluntariados.
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O PERCURSO
Em maio de 2016, "enviei um e-mail a um membro da Direção e perguntei sobre a possibilidade de se mudar para um software de gestão de voluntariado pago". Sheryl conseguiu a aprovação por parte da direção e começou logo a trabalhar na questão!
SA seleção de uma solução de software de gestão de voluntariado (SGV) por si só foi um longo processo, mas desde o início que ela tinha uma ideia clara do que queria. A sua lista de 18 itens obrigatórios foi concebida de acordo com as suas necessidades da altura, pensando também em todos os obstáculos que enfrentava e nas coisas que queria melhorar. Ela fez a sua investigação e informou-se bem.
“Fiz uma lista das 12 melhores soluções de software de gestão de voluntariado que encontrei e avaliei-os com base na minha lista de critérios.”
No final de 2016, Sheryl inscreveu-se para uma assistir a uma demonstração ado Volunteer Impact, bem como a de outros sete concorrentes. Ela também os experimentou todos através dos respetivos períodos de avaliação. Ela rapidamente percebeu que algumas opções não iriam funcionar para o The Compass, devido a questões de preço ou à falta de funcionalidades. Ela lembra-se que "uma das opções não permitia enviar por e-mail os voluntários qualificados para um turno, isto quando tentava preencher lacunas no horário. mas prometeram-me que era uma funcionalidade que eles estavam a tentar acrescentar". A segurança dos dados dos seus voluntários era a máxima prioridade para Sheryl. Ela ficou chocada quando "uma empresa me mostrou os dados ao vivo de outra pessoa e não compreendeu porque é que isso não era uma boa ideia".
Quando chegou a altura de decidir, Sheryl partilhou toda a informação que havia recolhido com o Conselho de Administração e apresentou os seus argumentos em favor do software de gestão de voluntariado que preferia. Ela disse: "aprovaram imediatamente o projeto para prosseguir com o Volunteer Impact".
"Testei 8 programas, pude experimentar o software e ver como funcionava e interagir um pouco com ele. O que achei realmente incrível é que havia tantos softwares que foram obviamente concebidos por alguém que não tinha ideia de como funcionava a gestão de voluntários. Havia algumas lacunas realmente grandes em alguns dos programas. O Volunteer Impact foi basicamente o único que correspondeu a tudo o que tinha minha lista, o preço era bom e o apoio ao cliente era tão bom, por isso foi fácil convencer o meu Conselho de Administração e conseguir a sua aprovação".
Porque escolheram o Volunteer Impact
Algumas das características preferidas da Sheryl no Volunteer Impact incluem:
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O apoio ao cliente excelente e imediato por parte do pessoal da Better Impact que é composto por ex-profissionais na gestão de voluntariados.
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Os voluntários não têm qualquer dificuldade em utilizar o Volunteer Impact – é muito fácil ver os horários e identificar quaisquer lacunas a preencher.
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Facilidade em criar Relatórios! Anteriormente, o The Compass demorava mais de 20 horas todos os meses para criar manualmente relatórios e registar os dados dos turnos em Excel.
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A facilidade com que se pode criar diferentes funções administrativas e dar a diferentes grupos de voluntários acesso exclusivamente ao que precisam.
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Módulos de formação online que, quando são concluídos com sucesso pelos voluntários, são logo colocados automaticamente nos perfis dos voluntários.
"O Volunteer Impact cumpria com todos os meus critérios e o preço era muito acessível"
Sheryl Darlington
Gestora de Voluntariado
Implementação
Em março de 2017, o The Compass começou a utilizar o Volunteer Impact. A Better Impact importou os dados já existentes do banco alimentar e prestou apoio ao longo de todo o processo. Sheryl afirma que "o membro do pessoal da Better Impact que me foi atribuído forneceu orientações claras sobre como criar o meu formulário de candidatura para o voluntariado e outros aspetos do sistema".
Results
"Os voluntários ADORAM o software"! Sheryl acrescenta, dos mais de 200 voluntários do programa que se adaptaram ao novo software facilmente, apenas três não agendam os seus turnos online, optando por telefonar para o escritório para os agendar.
Sheryl partilha com prazer, "a notícia do nosso sucesso espalhou-se, e dois outros bancos alimentares aqui da zona também fizeram a mudança para o Volunteer Impact, e um terceiro banco alimentar está no processo de o adotar".
Quando o The Compass lançou o seu formulário de candidatura online através do Volunteer Impact, notou-se uma verdadeira diferença: houve um enorme aumento de candidaturas (concluídas). "Ter o nosso formulário de candidatura online eliminou tantas barreiras à candidatura", diz Sheryl. Não só isso, mas possibilitar as candidaturas online atraiu também voluntários mais jovens, que estavam à procura de oportunidades de voluntariado na internet.
O fluxo de novos voluntários permitiu ao The Compass lançar outros programas que ajudam a servir melhor a sua comunidade. "Recrutámos também voluntários mais especializados para ajudar na escrita, marketing, angariação de fundos e meios de comunicação social, porque as nossas necessidades de voluntários diários já tinham sido satisfeitas e podíamos sonhar com novas oportunidades para as pessoas que se candidatassem a voluntários", diz Sheryl. “O sistema foi novamente ampliado em 2022 para adicionar muitos novos cargos de voluntário à medida que fazíamos a transição para nosso novo local e lidamos facilmente com o aumento significativo no número de voluntários ativos” ela acrescenta.
O The Compass ao utilizar o Volunteer Impact, pode facilmente relatar dados como a distribuição de mais de 319,908 quilos de comida a partir das contribuições de mais de 328 voluntários que doaram 37.794 horas do seu tempo em 2022.