Jardim Botânico de Queens
Estudo de Caso
CONTEXTO
O Jardim Botânico de Queens (JBQ) é um oásis urbano de 39 acres num dos bairros mais movimentados e diversificados da cidade de Nova Iorque: Flushing, NY. É onde se celebram pessoas, plantas e culturas através de jardins inspiradores, programas educacionais inovadores, e onde se pode ver aplicações de gestão ambiental na prática. O JBQ evoluiu a partir da exposição de cinco acres "Gardens on Parade", apresentada na Feira Mundial de Nova Iorque de 1939-1940. Oficialmente aberto como "A Sociedade do Jardim Botânico Queens" em 1946, depois dos residentes locais terem salvo e expandido a exposição original, o Jardim permaneceu no local original da Feira Mundial até 1961, quando foi transferido para a sua atual localização na Main Street em Flushing.
Eryn Hatzithomas é a Gestora de Envolvimento Comunitário no JBQ. Ela faz parte do clube de Diversidade, Equidade, Acessibilidade e Inclusão (DEAI) e é a Vice-presidente principal da Comunidade de Gestão Voluntária da Associação Americana de Jardinagem Pública. Eryn explica "No JBQ temos cerca de 80 funcionários, mais de 400 estagiários, e cerca de 2.500 voluntários que ajudam a organizar eventos para apoiar o nosso jardim anualmente. Assim, para o conseguir, uma das minhas funções é fazer parcerias com organizações comunitárias e com os membros para apoiar os programas. E como Queens, Nova Iorque, tem mais de 2 milhões de residentes, e é uma das comunidades mais diversas dos Estados Unidos, uma parte chave desse compromisso passa por cumprir com os princípios de DEAI e reforçar o sentido de pertença de quem se envolve connosco".
Quando Eryn começou como coordenadora voluntária no jardim, ela “herdou” o programa de voluntariado, ela recorda-se de o programa ser grande, mas muito desarticulado. Ela diz que "havia sobretudo muito papel por todo o lado e Excel. Isso era demasiado para mim porque havia muitas pessoas e necessidades. Não era sustentável continuar nessa direção".
DESAFIOS
Por não haver um sistema centralizado, havia uma grande probabilidade de ocorrerem mal-entendidos com os voluntários e entre os departamentos. Eryn recorda, "uma comunicação desarticulada proveniente de vários departamentos". Terem as folhas para controlar os tempos em papel espalhadas por toda a organização significava que cada departamento geria o acompanhamento do tempo dos voluntários e as comunicações separadamente. Não havia uma experiência de voluntariado coesa em todos os departamentos, não havia um dia no qual houvesse uma forma fácil de determinar quem estava a fazer voluntariado no jardim ".
Identificou-se que o programa de voluntariado do JBQ não estava a funcionar em linha com um valor fundamental da organização - a Sustentabilidade. "Havia muito papel e capas, e transcrevia-se muita da informação em várias pastas no nosso servidor. Somos um jardim sustentável, fazemos toda a jardinagem orgânica, temos toda a tecnologia verde; no entanto, usávamos muito papel, e eu queria mudar isso", recorda Eryn.
Principais Pontos Fracos:
- Não haver um sistema centralizado para registar as horas, as informações de contacto, apresentar eventos ou para o recrutamento de voluntários.
- As informações dos voluntários estavam desarticuladas, tais como os detalhes de contacto, uma vez que estavam espalhadas por: ficheiros eletrónicos em várias pastas e unidades e cópias impressas de papel em várias capas ou arquivos, e ainda por cima em vários locais.
- Havia o risco de dados confidenciais serem extraviados ou perdidos. Este risco aumenta significativamente devido aos documentos, tais como acordos de voluntariado em papel, serem armazenados de várias formas e em vários locais.
- Práticas ineficientes de recrutamento e retenção devido à ausência de monitorização de voluntários anteriores e da inexistência de um local centralizado onde os voluntários se podem inscreverem para as oportunidades.
- Relatórios pouco fiáveis sobre a atividade e as horas de voluntariado devido à existência de demasiados sistemas de monitorização não centralizados.
"Na altura do antigo coordenador do voluntariado, produzir relatórios precisos dava um trabalho monumental. Por isso, queria encontrar algo para ajudar em tudo isso e usar esse tempo de forma mais eficaz".
- Eryn Hatzithomas
Quando a Eryn utilizou a Calculadora ROI para determinar quanto tempo estava a ser gasto a operar desta forma, revelou que a sua equipa iria poupar cerca de 1.620 horas por ano em tarefas que poderiam ser automatizadas através de uma solução de software para a gestão de voluntariado.
Dados da Calculadora de ROI
Horas Poupadas |
Valor do Tempo |
ROI |
1.620 |
$ 51.403 |
12,750% |
O PERCURSO
Eryn compreendeu como utilizar a tecnologia para que fosse possível operacionalizar um programa de voluntariado através de um software. Ela também tinha uma ideia do tipo de sistema que o JBQ poderia querer utilizar. Assim, em abril de 2018, ela começou a informar-se online sobre soluções de software de gestão de voluntariado (SGV). Apoiou-se também no feedback e nas recomendações dos colegas, perguntando-lhes que ferramentas estavam a utilizar.
Embora a solução de software tivesse que responder a várias necessidades para que fosse a escolhida pelo JBQ, ter uma base de dados centralizada de gestão de voluntários era sem dúvida essencial para a Eryn, por estas razões chave:
- Torna o acesso aos dados mais fácil para nós e para os voluntários
- Atrai Novos Voluntários e Voluntários Repetentes
- Permite Calendarizar e gerir os Voluntários com Facilidade
- Promove o Impacto que Está a Ter em Tempo Real
Eryn acabou por reduzir as suas opções a dois SGV, ela explorou a Volgistics, “mas eu não gostei muito da interface deles. Eu sei trabalhar com bases de dados, mas queria que o software escolhido fosse fácil de usar para todos. Adoro soluções elegantes. Quando encontrei o Volunteer Impact, pensei, "esta interface de utilizador é maravilhosa". Será que tem a carne e os ossos por trás dela?' O que realmente me fez decidir pelo Volunteer Impact foi a usabilidade", lembra-se Eryn.
Implementação
Implementamos o Volunteer Impact ao longo de um período de transição de seis meses. Eryn afirma, "quando começámos, eu tinha bastantes voluntários que não tinham conhecimentos técnicos. Eles estavam bem com o papel e não estavam entusiasmados com a obtenção de um perfil online". Eryn concebeu uma estratégia de como melhor orientar o novo sistema para os voluntários, começando por "aqueles que eu pensava que seriam os primeiros a adotar". Todos os que eram novos entraram diretamente no sistema. O resto, eu trabalhei com eles lentamente. Eles começaram a aperceber-se dos benefícios, porque eu tinha mais tempo para estar com eles".
A paciência da Eryn valeu a pena, e muito do seu sucesso foi graças à implementação gradual da mudança para que os voluntários e o pessoal se pudessem adaptar à mudança. "Depois de o utilizarem, eles não queriam voltar para o sistema antigo!"
Porque escolheram o Volunteer Impact
Era importante para a Eryn ter uma solução de software onde tudo estivesse no mesmo lugar. Ela sabia que isto facilitaria a inscrição dos voluntários para os turnos, a consulta de oportunidades e o registo das suas horas de trabalho.
Eryn explica: "Essa é uma das muitas coisas que eu gosto no Volunteer Impact, e era muito personalizável. Posso olhar para o perfil de alguém e posso aceder a toda a informação que necessito. Posso ver os vários acordos e os documentos deles. Posso fazer-lhes perguntas como "porque é que querem ser voluntários? Conheço as suas motivações. Conheço o tamanho da sua T-shirt. Sei como contactá-los. E, se estou à procura de um voluntário para preencher um papel diferente, posso aproveitar os dados presentes no registo de perfil deles, tais como aquilo em que estão interessados e/ou qualificações, para os encorajar a tentar outras oportunidades com as quais eles combinam bem".
Algumas das funcionalidades favoritas de Eryn no Volunteer Impact incluem:
- Que Voluntários Estão de Serviço. Consigo saber quem está a ser voluntário em qualquer altura e que papel estão a desempenhar. Sou uma pessoa visual, por isso ter os seus nomes e fotografias facilmente disponíveis ajuda-me a lembrar quem são todos.
- Portal do Voluntário e App. Os voluntários podem atualizar a sua informação, inscrever-se em atividades, responder a perguntas personalizadas de integração, carregar documentos importantes como cartões de vacinação, e acompanhar as suas horas. Hoje em dia, as pessoas estão habituadas a ter um perfil digital. Aumentam o seu sentido de pertença à organização e sentem-se membros do Jardim.
- Funcionalidade dos Relatórios. Poder acompanhar todos estes dados sobre os nossos voluntários ajuda-me a fazer relatórios de grande impacto para mostrar o valor que os voluntários trazem para a nossa organização no apoio à nossa missão.
"A Better Impact é um verdadeiro tudo-em-um! O sistema monitoriza tudo o que precisamos para gerir o nosso programa de voluntariado".
- Eryn Hatzithomas
Resultados
Eryn acredita que parte da recuperação do programa de voluntariado foi devido ao Volunteer Impact, depois da pandemia o ter reduzido a cerca de um quarto da sua dimensão pré-pandémica. "Ter uma ferramenta organizacional incrível era a única forma de manobrar suavemente durante aqueles tempos de incerteza. Era bastante fácil recuperar tendo o Volunteer Impact, e o nosso programa é agora maior do que nunca", diz Eryn.
Desde que mudou para o Volunteer Impact, sente que os seus dados ficaram MENOS, o MESMO, ou MAIS seguros?
Desde que mudou para o Volunteer Impact,
Jardim Botânico de Queens sente que os seus dados estão mais seguros.
A eliminação do uso de papel tem sido uma grande mudança no JBQ. "Já não tenho papel... em lado nenhum! As pessoas ficam muito surpreendidas com a forma como isto se tornou possível. Se houver um algum papel, ele é digitalizado, e é acrescentado ao perfil da pessoa", explica Eryn.
Através da elaboração de relatórios, o software permitiu à Eryn demonstrar o impacto do programa de voluntariado. Eryn afirma, "uma grande parte do que eu faço é elaborar relatórios, e o Volunteer Impact permite-me, a um nível muito granular, obter todos esses dados para mostrar o bom trabalho que estamos a fazer". No último ano fiscal do JBQ, foi possível realçar que tiveram mais de 2.500 voluntários de eventos, que ofereceram mais de 50.000 horas totais de voluntariado, o que equivale quase a 30 empregados a tempo inteiro. Dado que o JBQ requer uma operação de 35 funcionários a tempo inteiro, o Volunteer Impact possibilitou a organização a expandir-se de uma forma que quase acabou por duplicar a sua capacidade.
O mais importante para Eryn era estar mais tempo com o pessoal e os voluntários; conhecê-los melhor. "Queria ter a certeza de que os voluntários estavam devidamente integrados e que se sentiam apoiados. Não queria passar todo o meu tempo a fazer tarefas administrativas, como descobrir o que as pessoas queriam fazer por turnos. O Volunteer Impact fez-me poupar tempo que agora utilizo para estar com as pessoas e construir relações mais fortes. Ouvi dizer que é isso que entusiasma os voluntários a vir para o jardim e trabalhar connosco. Eles também querem essas relações"!
Com o SGV certo, Volunteer Impact, e com relações fortes, o programa de voluntariado do JBQ está a prosperar.
"Estou tão contente por termos encontrado o Volunteer Impact para apoiar o nosso programa de voluntariado aqui no Jardim".